domingo, 27 de maio de 2012

Dicas para NÃO perder dinheiro na internet!



Quase todos os dias, aparecem novos sites PTC à procura de quem se queira registar neles. Prometem dinheiro fácil e pagamentos rápidos. Para quem ainda tem pouca experiência nesta atividade, o primeiro impulso é efetuar logo o registro, começar a clicar nos anúncios e contar aos amigos a nova "descoberta", para assim conseguir alguns referidos (indicados). Passado algum tempo, às vezes menos de um mês, o site desaparece e não paga a ninguém. Para além da decepção, fica ainda algum sentimento de culpa, por termos levado outras pessoas a registrarem-se num site PTC desonesto e as termos feito perder tempo. Isto acontece a quase toda a gente que começa a ganhar dinheiro com sites PTC e sucede até mesmo a utilizadores experientes.

A grande dificuldade quando se começa a andar pelos sites PTC, é saber distinguir os sites honestos e com garantias de futuro, daqueles que não interessam. Honestos, porque todos esperamos que o nosso esforço seja recompensado e nos seja pago aquilo que ganhamos. Com garantias de futuro, porque quem se registra num site PTC vai precisar de tempo até conseguir atingir o payout (quantia mínima obrigatória para poder pedir o pagamento).

É frustrante verificar que um determinado site que visitamos diariamente e onde já tínhamos alguns dólares ganhos e referidos angariados, simplesmente desapareceu sem pagar. Isto acontece com a maioria dos sites PTC que andam por aí. São poucos os que merecem confiança e onde vale a pena investir tempo, esforço e dinheiro. À medida que se vai adquirindo experiência é mais fácil saber quando se deve fazer o registo num site PTC e investir tempo nele, ou simplesmente ignorá-lo, por muito boas que sejam as ofertas que lá estejam. No entanto, saber avaliar um site PTC não é tão simples como pode parecer.

Para que você não tenha de aprender tudo à custa própria , vou dar-lhe algumas dicas que o ajudarão, antes de se decidir a fazer o registo num site PTC novo. Espero que lhe sejam úteis e ajudem a evitar sites desonestos


1. Administradores ligados a sites scam

Procure sempre saber quem é o administrador do site PTC, antes de se registar nele. Se o administrador estiver associado a algum site PTC que fechou e enganou os seus membros, descarte de imediato a hipótese de fazer o registo. Quem engana os outros volta a fazê-lo, mesmo que diga que desta vez vai fazer tudo com honestidade.

Há por aí quem passe o tempo a abrir e fechar sites PTC, muitas vezes apenas para conseguir referidos para os seus próprios programas. Abrem o site, colocam lá os anúncios aos sites PTC onde estão inscritos e ficam à espera de angariar referidos. Sem esforço e sem investimento. Quando os membros do site começam a reclamar os pagamentos a que têm direito, o site desaparece. A seguir, o mesmo administrador abre outro site, com outro nome, e repete a proeza.

Quando vir um site PTC só com anúncios a outros sites PTC, desconfie. É muito possível que seja alguém a tentar angariar referidos para si próprio!


2. Aspecto do site (Layout)

Um dos pormenores que devem chamar de imediato a sua atenção, é o aspecto do site. Se o site tem um layout moderno e único, é bem desenhado, agradável, fácil de navegar, com menus de ajuda e os "TOS" (Terms of Service) elaborados com cuidado, isso significa que foi desenhado profissionalmente e que houve investimento nele.

Se o site tem um aspecto antigo, por exemplo, igual ao Bux.to., isso pode significar duas coisas: ou o administrador utiliza o mesmo layout do Bux.to devido ao sucesso que aquele site tem tido e espera com isso atrair muita gente, ou não esteve para se preocupar e usou a primeira coisa que lhe veio à mão. Embora isto não seja motivo para pôr o site de lado imediatamente, no mínimo é caso para desconfiar. Um site novo deve ter um aspecto único, termos de serviço próprios e estar bem construído. Se o administrador não teve dinheiro para fazer isto, também não o vai ter para pagar a quem quer que seja.

Outro indício a ter em conta, é quando um site usa um script gratuito. Isto quer dizer que o administrador nem sequer teve dinheiro para mandar fazer o seu próprio site. Se o site está hospedado num domínio gratuito, significa que também não há dinheiro para pagar uma hospedagem decente. Não se registe nestes sites. Quem nem sequer tem dinheiro para pagar o script do site e o seu alojamento, também não o terá para pagar aos seus membros.


3. Existência de fórum

Todo o site PTC que se preza deve ter um fórum. É por este meio que o administrador comunica com os seus membros, responde às suas dúvidas e reclamações. Se um site PTC não tiver um fórum, não se registe nele. A única excepção a esta regra são os sites que já funcionam há muito tempo e que, por qualquer motivo, nunca tiveram fórum mas são honestos. Embora sejam antigos, já provaram a sua honestidade.

Visite os fórum dos sites PTC. Leia as mensagens dos membros que lá estão registados. Não dê muita importância às mensagens de membros que dizem que já receberam muito dinheiro daquele site e que já receberam muitas vezes. Há administradores que se fazem passar por membros do fórum e escrevem este tipo de mensagens, utilizando nomes diferentes, para dar a impressão de que há muita gente satisfeita com os pagamentos.

Procure as reclamações. Veja se há membros do site que se queixam de estar há muito tempo à espera do pagamento. Veja também o que responde o administrador a este tipo de reclamações. Se houver reclamações sem resposta do administrador, isso pode querer dizer que o fórum está abandonado ou que o administrador nem sequer liga aos seus membros.

Percorra e fórum e veja se encontra nomes conhecidos. Habitualmente as pessoas usam o mesmo username para se registarem em todos os sites PTC. Quem já anda nisto há muito tempo, gosta de escrever nos fóruns e trocar impressões com outros membros. Se conhece nomes de outras pessoas que também anda nestas actividades, procure por eles e veja o que dizem.


4. Quanto paga e quanto cobra

Esta é uma das primeiras verificações que faço em qualquer site PTC novo. Quanto é que o site paga aos seus membros por cada anúncio clicado, e quanto é que cobra aos anunciantes que lá queiram colocar os seus anúncios.

Tomemos como exemplo o Bux.to. Este site paga 1 cêntimo de dólar por clique aos seus membros standard e também 1 cêntimo por cada clique dos referidos desse membro.

Fazendo as contas: se um membro clicar num anúncio, o Bux.to terá de pagar $0.01 ao membro pelo clique dele, mais $0.01 a quem o referiu. Isto dá 2 cêntimos de dólar por clique e significa que o Bux.to terá de pagar $0.02 por cada anúncio clicado pelos membros standard e seus referidos.

Nesta altura, o Bux.to cobra $19.10 por 1000 cliques, aos seus anunciantes. Isto dá 1,91 cêntimos de dólar por cada clique. Tomando o exemplo anterior, o Bux.to recebe $0.0191/clique dos anunciantes e paga, em média, $0.02/clique aos seus membros. Na prática, isto não é assim tão linear porque nem sempre todos os anúncios são clicados pelos referidos e porque o Bux.to paga mais pelos cliques dos membros premium. Este exemplo é apenas para dar uma ideia aproximada da relação entre receita e despesa num site PTC. No caso do Bux.to, chega-se à conclusão de que o site é viável, porque as receitas e despesas estão equilibradas, embora o site precise de outras fontes de lucro, como a venda de contas premium, de referidos, etc.

Agora imagine um site PTC que promete pagar $0.01/clique aos seus membros e $0.01/clique dos referidos, mas que só cobra 3 dólares por cada 1000 cliques, aos seus clientes. Isto significa que este site estaria a cobrar $0.003/clique e a pagar $0.02 por cada clique dos seus membros e respectivos referidos. Um site que faça isto não pode ter viabilidade, porque estaria a pagar 6 vezes mais do que aquilo que iria receber. A não ser que o administrador tenha intenções de pagar do seu bolso, o que não é muito provável, um site deste é insustentável.

Por isso, antes de se registar num site PTC novo, vá à página "Advertise" e veja quanto cobram pela publicidade. Se for um caso idêntico a este, esqueça o registo. Estes sites não pagam a ninguém!


5. Sites que prometem quantias muito generosas

Já deve ter visto, ou ouvido falar de sites que prometem pagar 1, 5, 25 ou até mesmo 500 dólares por cada e-mail que os seus membros queiram ler. Habitualmente são sites PTR (Paid To Read) e que prometem ganhos fabulosos a quem se registar e quiser ler e-mails. É claro que não pagam mas, mesmo assim, conseguem encontrar quem se registe neles.

Nos caso dos sites PTC também há quem ofereça 3 cêntimos por clique, e até mais. Há casos em que chegam a oferecer 1 dólar por clique! Estes sites não pagam aos seus membros. Isto é apenas um truque para conseguirem membros registados que cliquem nos anúncios. Acabam por desaparecer, sem pagar a ninguém.

Todas as ofertas que excedam 1,25 cêntimos de dólar por clique, são de desconfiar. E não se esqueça: vá sempre ver quanto é que o site cobra pela publicidade e faça a comparação entre o que o site paga e aquilo que cobra aos clientes.


6. O payout mínimo

O payout é a quantia mínima que é preciso ganhar antes de poder pedir o pagamento. Se num site PTC, o payout é 5 dólares, isto quer dizer que só se pode pedir o pagamento depois de se ter ganho 5 dólares ou mais. Quanto menor for o payout, melhor. Um site com um payout de 2 dólares é melhor do que outro com um payout de 10 dólares, porque se atinge mais depressa a quantia mínima, podendo assim pedir o pagamento mais cedo.

Quando começamos num site PTC novo, o mais provável é que ainda tenhamos poucos, ou mesmo nenhuns referidos. Se o payout for muito alto, irá demorar muito tempo até se poder pedir o pagamento. Os membros do site clicam durante muito mais tempo, porque têm de atingir o payout mínimo antes de poderem pedir o pagamento e isto faz com que se mantenham activos, até descobrirem que foram enganados. Há administradores desonestos que utilizam esta técnica, para conseguirem manter os sites em funcionamento por mais tempo.

Se o payout for muito alto, desconfie do site. Se o administrador decidir aumentar o payout, desconfie também. Leia sempre os termos de serviço do site (TOS) e veja se o payout que lá está é o mesmo que o site anuncia. Se for mais alto, não se registe. Há administradores que fazem isto de propósito, para manterem os membros do site activos por mais algum tempo, antes de os enganar a todos.


7. A quantidade e o tipo de anúncios

Antes de se registar num site PTC, visite a página onde estão os anúncios. Quase todos eles têm esta página acessível porque gostam que as pessoas que não estão registadas os vejam. Desta forma ganha o site e ganham os anunciantes que sempre recebem uns cliques gratuitos.

Veja quantos anúncios tem o site. Um site PTC habitualmente tem entre 8 e 20 anúncios. Se o site tiver muito poucos anúncios, o mais provável é que dentro de alguns dias não tenha nenhum. Há excepções, como por exemplo o Neobux, que só tem 4 anúncios diários para os membros standard e é considerado o melhor site PTC feito até hoje.

Se um site PTC tiver muitas dezenas de anúncios, o mais provável é que seja só de publicidade, ou seja, os membros clicam mas apenas recebem créditos que podem usar para fazer a sua publicidade, no próprio site. Leia sempre os termos de serviço nestes casos. Se for um site onde há pagamentos, desconfie. Os sites que têm muitos anúncios costumam andar à procura de membros inexperientes que pensam ir lá ganhar muito dinheiro diariamente. O problema é que depois não recebem pelo trabalho que tiveram.

É provável que, depois de se registar, vá encontrar menos anúncios do que aqueles que viu antes de efectuar o registo. Isto acontece porque muitos daqueles anúncios são só para membros premium (que pagam uma quantia por isso). Isto é normal, e quase todos os sites PTC o fazem.

O que já não é tão normal, é um site PTC ter anúncios só para membros premium, ou seja, os membros standard não têm anúncios para clicar, ou têm só um, onde são convidados a comprar a conta premium. Se lhe acontecer registar-se num desses sites, apague a sua conta ou simplesmente ponha-o no lixo e esqueça o assunto.

Veja também que tipo de anúncios estão no site. Se todos eles forem anúncios a outros sites PTC, clique neles, vá à página de registo de cada um dos sites anunciados e veja qual é o nome do referente que lá aparece. Se for o mesmo referente em todos os sites que estão anunciados, o mais provável é que o administrador use o site só para conseguir referidos para os programas dele. Esta é uma forma engenhosa de angariar referidos e é frequente encontrar sites destes que conseguem funcionar durante algum tempo, mas não pagam. Não se registe.

À medida que for clicando num site PTC, vá também vendo se os anúncios são sempre os mesmos, durante muito tempo seguido. Se os anúncios não mudarem, semana após semana, isso pode significar que o site está abandonado. Neste caso, faça uma busca no Google e procure saber a opinião que outros membros têm acerca desse site PTC.


8. Ler os "TOS" Terms of Service"

Esta é uma das coisas que se devem fazer sempre, antes de efectuar o registo num site PTC.
Procure no site a abreviatura "TOS","Terms", ou algo parecido. Se o site não tiver esta página, não se registe. É um indício de que o administrador nem quis saber disso.

Se os termos do serviço forem tão simples que só têm 3 ou 4 parágrafos, são apenas para enganar os mais distraídos e não servem para nada. Veja também se os TOS foram adaptados ao site onde estão. Se o administrador não adaptou os termos de serviço ao seu site, é porque nem sequer se preocupou com isso. Não se registe.

Agora, supondo que o site tem os "TOS" bem feitos, leia-os. A primeira coisa que você vai descobrir, é que não tem o direito de reclamar o que quer que seja. A maioria dos administradores reservam para si o direito de fazerem o que muito bem lhes apetecer. Podem fechar o site se quiserem, podem cancelar a sua conta se assim o entenderem e por aí fora. Isto faz parte da maioria dos sites PTC. Não se preocupe demasiado com estes pormenores. Desde que você cumpra as regras não há o que temer, mas seja também exigente e seleccione apenas os sites que interessam.

Agora o mais importante: procure o parágrafo onde se fala dos pagamentos. Veja qual é o payout. Há sites que têm um payout baixo na página principal e outro mais elevado nas condições de serviço. Veja qual é o meio de pagamento e o tempo que demoram a pagar. Há por aí sites que têm "Instant Payment" na página principal, mas nos "TOS" têm um prazo de 30 dias úteis, ou mais. Isto pode acontecer por dois motivos: ou houve um engano, ou o administrador fez de propósito, para atrair novos membros. Se isto acontecer num site novo, não se registe.
Administradores que se "enganam" assim logo no início, não merecem confiança.


9. Antes de comprar nos sites PTC

Não se deve comprar o que quer que seja em sites PTC recentes, por muito atraentes que sejam e mesmo que pareçam honestos! É conveniente aguardar 2 a 3 meses antes de investir dinheiro num site.

Se decidir comprar alguma coisa, pense bem no assunto primeiro. Quase todos os sites PTC vendem a possibilidade de passar de membro standard a premium, mediante o pagamento de uma quantia que varia conforme os sites e que tanto pode ser mensal, como anual ou até paga uma só vez (vitalícia). Os administradores prometem pagamentos muito mais rápidos aos membros premium e esta é uma forma de quase os obrigarem a investir no site. É uma maneira de facturarem mais e até é justa, desde que sejam honestos e não fujam com o dinheiro.

Há várias vantagens em ser membro premium. Há mais links para clicar, ganha-se mais por cada clique tanto nosso como dos referidos, recebe-se mais rapidamente, etc. No entanto, um site pode ter muitos anúncios para clicar no início e depois vir a ter apenas um ou dois por dia. Neste caso o investimento em membro premium iria tornar-se muito difícil de recuperar. Pode-se ter bons ganhos, mesmo sendo membro standard.

Outra coisa a ter em conta é a compra de referidos. Já sabemos que eles são a chave para conseguir ganhos compensadores. O êxito num site PTC depende dos referidos que lá tivermos. Quando compramos referidos, ficamos à espera que eles cliquem nos links todos os dias. O problema é que muitos não o fazem ou clicam em apenas algumas dezenas de links, tornando-se depois inactivos. Alguns sites garantem a substituição dos referidos inactivos, mas é melhor não confiar demasiado nessa garantia. Um referido custa, em média, 1 dólar. Se ele tiver clicado em apenas 100 links, o comprador não ficará a perder nem a ganhar e o investimento não terá valido a pena. Pior do que isso, é o referido nem sequer clicar para pagar o que custou.

E há mais! Há por aí sites PTC que vendem "bots". Ou seja, os referidos que se compram não são pessoas , mas sim robots que simulam os cliques deles. Só assim é que muitos sites conseguem ter pacotes de 500 referidos para vender todos os dias. Estes bots fazem um determinado número de cliques e depois param de clicar definitivamente. Infelizmente, quem compra não tem grandes possibilidades de saber se está a comprar bots ou referidos que sejam pessoas verdadeiras. Só se consegue saber isto mais tarde, por exemplo, quando todos os referidos deixam de clicar no mesmo dia.

É boa ideia aguardar até conseguir receber dinheiro do site e depois investir nele. Já há sites PTC que permitem utilizar o saldo para comprar ou alugar referidos. Acho uma excelente ideia, porque permite que os membros do site vão investindo o que ganharam, em vez de pedirem o pagamento. Desta forma não se perde tempo a pedir pagamentos, a pagar taxas, etc. É também sinal de que o site merece alguma confiança.

Há sites PTC que decidem alterar os "TOS" de repente e passam a pagar só aos membros premium. Isto já me aconteceu algumas vezes. Num destes sites, em que estive registado muito tempo, tinha dinheiro a receber que dava e sobrava para comprar a conta premium. No entanto, o administrador dizia que o dinheiro do saldo não servia e que tinha mesmo de lhe pagar com dinheiro meu. Foi fácil perceber que era uma habilidade para tentar ganhar mais dinheiro à custa da ingenuidade dos outros. Gastei o saldo que lá tinha em publicidade e pus o site no lixo. Este site desapareceu pouco tempo depois, sem pagar a ninguém.

Com tudo isto não quero desencorajar o investimento nos sites PTC. Pelo contrário. Acho que se deve investir em sites que são honestos e com isso ganhar mais. Aliás, há sites onde só é possível ter ganhos interessantes, fazendo alguns investimentos. Apenas recomendo que você pondere bem esta possibilidade primeiro, para não perder o seu dinheiro. Que um site PTC não pague, é aborrecido mas tolerável. Perder dinheiro nosso nele, é que não!


10. Cuidado com as palavras-passe

Este é um pormenor a que muitos membros de sites PTC não prestam a devida atenção. Por inexperiência ou por excesso de confiança, há muitas pessoas que utilizam a mesma password em todos os sites PTC em que se registam. É um erro! Deve-se utilizar uma password diferente para cada site PTC. Se um desses sites desaparecer, a password não deve voltar a ser utilizada.

Há falsos sites PTC que são criados com a única intenção de roubar senhas. Quando alguém se regista num site novo, está a fornecer o seu username e uma password. A partir daí, qualquer pessoa mal intencionada pode usar esses dados para tentar entrar nos sites PTC mais conhecidos, como se fosse o verdadeiro membro. Se essa pessoa conseguir entrar em uma ou mais contas alheias, poderá roubá-las facilmente. Há muita gente que já perdeu as suas contas assim. Se tem todas as suas senhas iguais nos sites PTC, altere-as. Não facilite!

NUNCA utilize as palavras-passe das suas contas PayPal, AlertPay , etc. para qualquer outra finalidade. Utilize uma password diferente para cada uma destas contas. Faça estas senhas com 15 ou mais caracteres. Não as guarde no computador. Se tiver escrito as suas senhas num documento, para depois imprimir, apague-o logo de seguida. O sistema mais seguro é escrever as palavras-passe num papel e guardá-lo.

Vai achar que tudo isto dá muito trabalho e que gerir muitas senhas é difícil. Felizmente há programas que ajudam a fazer isto e nos poupam muito tempo e trabalho. É o caso do Roboform. Este programa instala uma barra no seu browser (Internet Explorer ou Firefox) e armazena todos os dados dos logins que você for fazendo nos sites por onde costuma navegar. Quando quiser voltar a visitar esses sites, é só fazer um clique num botão do Roboform e ele faz o preenchimento do formulário de login. Este programa é considerado seguro.

E pronto. Espero que este artigo lhe seja útil e possa ajudar a evitar sites desonestos. Acima de tudo, tenha em conta que há muitos sites PTC honestos onde vale a pena estar registado. O importante é saber como os reconhecer no meio de tantos outros que andam por aí só para enganar quem se regista neles. É preciso não desistir só porque alguns sites desapareceram sem pagar. Há muita gente que tem sucesso nesta actividade. Você também pode ter. Só depende de si e da sua persistência.

Bons ganhos.

0 comentários:

Postar um comentário