domingo, 10 de junho de 2012

A interminável onda das boy bands


            Eles apelam para a sensualidade e ganham o coração das menininhas através de frases como “garota, estou louco por você” e “quero dançar contigo a noite toda”. E é assim que as boy bands vêm sobrevivendo às gerações musicas com um estilo que, embora não tão original, é suficiente para satisfazer a mulherada ouvinte.

Os irmãos do Jackson 5 foram os responsáveis pelo início da boy band mania
            O termo boy band, surgido nos anos 60 com o grupo de irmãos Jackson 5 – que revelou o ícone mundial Michael Jackson –, é utilizado para definir um grupo musical composto somente por homens. Geralmente voltado ao gênero pop, foram raros os grupos que seguiam o estilo e se mantiveram juntos por bastante tempo. Ainda assim, várias boy bands se tornaram febre em suas épocas. Febre essa que ocorria por três motivos: os hits, com as famosas músicas-chiclete compostas por refrãos repetitivos; a coreografia, com gestos sensuais que envolviam todas as partes do corpo; e a beleza e o carisma de seus integrantes, ponto principal para as “mina pirar”.

            Nos tempos primórdios, as boy bands apostavam em um estilo diferente como os grupos The Temptations (“My Girl”) e Bee Gees (“Stayin’Alive”), investindo nas danças da Era Disco, sensação até meados dos anos 80. Com a chegada do New Kids On The Block, um dos grupos mais marcantes da música americana na década de 90, tal estilo foi alterado. As boy bands passaram a seguir a linha pop, visando o público adolescente. Mas a mania só pegou mesmo em 1998, com o sucesso dos BackstreetBoys e do N’SYNC, que deram ao termo a fidelidade necessária.

Os Backstreet Boys marcaram época com o sucesso de suas músicas; boy bands estavam no auge
             Mesmo que muitos não os encaixem em tal título, os garotos do Menudos foram a boy band mais marcante de todas as gerações. Lembrados com carinho por todos que vivenciaram a época, os meninos se tornavam sensação em cada país que visitavam. A coreografia de “Não Se Reprima”, maior sucesso do grupo, é dançada até hoje por muitas pessoas. Vale destacar que Ricky Martin, dos maiores cantores e dançarinos latinos da atualidade, iniciou sua carreira com os Menudos.

            No Brasil, sucessos passageiros apareceram como Dominó, Twister e Br’Oz. Essa primeira boy band, inclusive, que foi marcada pelo hit “Baila, Baila Comigo”, revelou o apresentador Rodrigo Faro. Infelizmente, por aqui esse estilo nunca teve muita força e tampouco investimento.

Os garotos do One Direction já colecionam uma legião de fãs pelo mundo
            Atualmente, podemos acompanhar duas boy bands que vem se tornando destaque no meio musical: The Wanted e One Direction com os hits “Glad You Came” e “What Makes You Beautiful”, respectivamente. Versos como “fico feliz que você veio” e “você não sabe o quanto é bonita” aparecem nas letras encantadoras, acompanhadas de um ritmo dançante e coreografias bem elaboradas. É, para quem acha que as boy bands estão prestes a morrer, é bom entender que elas tem mais vidas que um gato. Vidas não tão longas, mas boas o suficiente para fazerem sua parte.

 O The Wanted é a nova sensação do momento; assista "Glad You Came"

2 comentários:

Esse blog está arrasando. Pelas matérias e pela gramática ;) Adoroo.!
Foi muito bom ler e relembrar um pouquinho de 'Jackson5' 'The Temptations', 'BeeGees' , 'BackStreet' 'n'sync''Twister', 'dominó' , Menudos .... aii aiii.. saudades :D

“What Makes You Beautiful” - minha músicaaaaa *-* rs.
Amo amo. As mina pira demais. õ/ rs.
Show Erick.

Postar um comentário