domingo, 10 de junho de 2012

Como ganhar dinheiro no Facebook

Aprenda a traçar estratégia de marketing e abrir lojas na rede social mais acessada no mundo

São Paulo - Essa semana, o Facebook divulgou a intenção de abrir um pedido de oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). A ideia é levantar 5 bilhões de dólares na bolsa de valores de Wall Street. A quantia é uma meta preliminar e pode ser elevada nos próximos meses, de acordo com a demanda dos investidores. A empresa tem um valor de mercado sequer pensado para muitos pequenos empreendedores, que pode chegar a 100 bilhões de dólares.



No entanto, a rede social oferece chances de aumentar os lucros de outras empresas, como ocorreu com o Bar Brejas. Sabendo do tamanho da rede social, que conta com mais de 800 milhões de usuários ativos, 70 milhões deles no Brasil, o sócio Mauricio Beltramelli criou uma conta do negócio no Facebook.
Inicialmente despretensiosa, a página já foi curtida por mais de 12 mil pessoas e aumentou o movimento do empreendimento em 15%. Segundo Beltramelli, as ações na rede social são pensadas entre ele, o sócio e o gerente da loja, mas tiveram início sem um foco principal. “Meu sócio fez um curso online e aprendeu a usar o Facebook e fazemos tudo sem consultoria externa", diz Beltramelli.


A página é utilizada apenas para divulgar promoções, que tomam 90% do espaço, e informações sobre cervejas. “Eu mesmo faço as chamadas e tento ser o mais criativo possível, com montagens, fotos e frases que atraem as pessoas", conta.

Com mais de 750 milhões de usuários, a maior rede social do mundo desbanca o Orkut, assume a liderança desse setor no Brasil e já atrai empresas de um número crescente de setores, que usam o site para realizar negócios


Cuidados

Apesar de ter dado certo, a estratégia de avançar sem um plano definido pode ser perigosa, alerta a professora de marketing digital da ESPM Martha Gabriel. Segundo ela, quem não conta com profissionais especializados em marketing,deve se atentar às melhores formas de ganhar dinheiro usando a internet, sempre com um planejamento prévio. “Se for e-commerce, o tipo de ação deve ser diferente de quem desenvolve aplicativos, por exemplo”, explica Martha. 

Como destacou Martha, uma mesma página pode ter áreas institucionais e com foco promocional, sem a necessidade de fazer várias páginas para cada coisa. Porém, é importante notar as características do negócio, as estratégias e a possibilidade. “Há cursos online gratuitos que mesmo os pequenos empresários devem fazer em situações em que não há uma pessoa responsável só por divulgação na rede”.

0 comentários:

Postar um comentário