domingo, 3 de junho de 2012

Restart e a nova era musical

Os Mutantes, Barão Vermelho, Legião Urbana, Capital Inicial, Skank, Titãs, Os Paralamas do Sucesso. Bandas que se tornaram ícones do rock ao longo dos últimos anos. Rock esse que foi desvirtuado ultimamente com a entrada da moda “emo”, trazendo novas bandas com clara influência jovem, como Forfun, Fresno, NX Zero e Cine. E foi nesse embalo que surgiu o Restart, um dos mais curiosos casos de influência da música nacional.

Pe Lanza (acima), Pe Lu (esquerda), Koba (centro) e Thomas (direita)
         Através de apelidos, os garotos Pe Lanza (baixo/voz), Pe Lu (guitarra/voz), Koba (guitarra) e Thomas (bateria) logo se tornaram sucesso entre os adolescentes através de músicas como “Recomeçar” e “Levo Comigo”. O álbum da banda, em sua maioria, apresenta canções românticas mescladas em diversos ritmos, com fortes influências do pop internacional, como os grupos Boys Like Girls e The Maine.

    Fundada em agosto de 2008, a popularidade começou a surgir no início de 2010, com o lançamento do primeiro disco, que levava o nome da banda. “Recomeçar”, a música de trabalho, se tornou mania nacional e deu origem à moda das ‘calças coloridas’. Depois, os rapazes emplacaram hits como “Levo Comigo”, “Vou Cantar” e “Pra Você Lembrar”, três baladas românticas que trazem a paixão adolescente na letra. A explosão com público ainda veio através do lançamentos de DVDs, chicletes, edredons, álbum de figurinhas, cadernos e bonecos, além da cogitação de um filme baseado na carreira da banda.
      
         Já taxados de esquisitos e homossexuais no início da carreira, os meninos do Restart buscam hoje em dia um visual mais adulto, com menos colorido e foco em cores maduras, como dourado e prateado. Essa mudança, que inclui tanto roupas quanto os cabelos dos integrantes, já começou a ser vista no lançamento do último álbum, Geração Z. A primeira música de trabalho do CD, “Menina Estranha”, apresenta um som mais calmo do que o habitual, mas sem deixar de apostar no romantismo moderno que é a marca da banda.

Restart no Meus Prêmios Nick 2011
         Independente de músicas boas ou não, o que realmente chama atenção é o modo como o Restart se incluiu na mídia. Com um perfil de rock até então desconhecido do público, a banda dividiu opiniões com suas apresentações extravagantes, trazendo um som diferente e um visual totalmente incomum. Mas para existir sucesso, tem que existir talento. E talento não se discute.

0 comentários:

Postar um comentário